quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Panorama do Cinema de Animação Cearense


Nos dias 13 e 14 de novembro ocorreu o Panorama do Cinema de Animação Cearense, no auditório do CCBNB Juazeiro, que exibiu 15 filmes que representam uma vasta diversidade de olhares dos realizadores de animação do Ceará, contemplando mais de trinta anos de produção. Filmes de animação cômicos, experimentais, subjetivos, investigativos e históricos foram apresentados pela curadoria (composta por Telmo Carvalho e por mim, Diego Akel) e, logo após as exibições, também debatidos entre os presentes.








Após os filmes o debate tomou espaço, nos dois dias. Telmo Carvalho ressaltou a importância de cada um dos filmes no contexto de produção cearense e nacional, e a sua representatividade na filmografia de cada um dos realizadores. Procurei trazer à vista do público também o fato de que cada realizador tem um passado e história bem diferentes uns dos outros - além de animadores e cineastas de animação vários são também historiadores, pesquisadores, designers, quadrinistas e fotógrafos, o que traz inevitavelmente um diferencial de cada um dos filmes em relação ao todo da produção cearense.



O público fez muitas perguntas e diversas colocações interessantes, ressaltando possíveis referências dos trabalhos mostrados e desdobramentos das possibilidades apresentadas pelas produções exibidas. Também discutimos os bastidores das produções, apresentando algumas das técnicas utilizadas e detalhes da realização de vários trabalhos.





E no fim da mostra nos sentimos recompensados pela reação e recepção do público presente durante o Panorama. Agradecemos ao Sesc pela oportunidade e apoio, nas pessoas de Carlosnaik Veras e Elvis, além da nossa produtora Carolinne Vieira, que tornou possível mais esta etapa de exibição do cinema de animação cearense.

Fotografias de Diego Akel, Elvis e Carolinne Vieira.